Algumas novidades que ilustram a crescente implantação do Python no mundo da informática:
1. Há cerca de um mês, o CTO da Nokia anunciou que os telemóveis da série 60 baseados na plataforma 2.0 vão passar a ser programáveis em Python. Os modelos 66x0 e n-Gage já usam a plataforma 2.0, baseada no Sistema Operativo 7.0s da Symbian - cheira-me que vai entrar um 6600 na minha vida num futuro não muito distante ( a não ser que seja antes isto)
2. O Brendan Eich do Mozilla fez uma apresentação sobre os Futuros do Mozilla (navegar com o teclado) que entre outras coisas desvenda que vai ser possível desenvolver aplicações XUL usando Python.
[via DHTML & CSS Blog: Stylish Scripting do Simon Willison]
3. A ONLamp tem um artigo muito interessante do Gregory Trubetskoy intitulado Mod_python's PSP: Python Server Pages. Este artigo ilustra de forma muito compreensível como utilizar o PSP, uma nova funcionalidade do mod_python que permite escrever páginas que combinam HTML com Python a la PHP. Já sabemos que em geral isto é um mau modelo de desenvolvimento, já que mistura de forma irremediável a lógica com a apresentação, mas o Gregory mostra que é possível usar o PSP duma forma que permite mantê-los separados.
[via PHP Blog: Dynamically Typed do Harry Fuecks]
O python parece estar realmente a sugir em cada vez mais produtos. Eis dois exemplos em que é usado como linguagem de scripting:
- OpenOffice.org (http://udk.openoffice.org/python/python-bridge.html), o conhecido pacote de produtividade open-source concorrente do MS Office.
- knoda (http://hk-classes.sourceforge.net/tutorials/pythonreference/index.html), uma interface gráfica para gestores de bases de dados (para ambiente KDE), compatível com MySQL, PostgreSQL e ODBC.
Posted by: António | 2004.03.16 at 12:16
Hello
I really appreciated and say thank you for Keep up the great work online
G'night
Posted by: sopitikoj | 2007.09.09 at 10:11