Amanhã o Sr. e a Sra. Olifante partem na companhia do M & A para uma escapadela de fim-de-semana a Barcelona. Conseguimos bilhetes a cerca de 100€ com a low-cost espanhola Vueling, mas descobrimos depois que era possível obter preços ainda melhores com a Portugália... Uma amiga nossa que vive em Barcelona há vários anos, a Rita, está determinada em ajudar-nos a tirar o melhor partido desta nossa mini-estadia. Embora inicialmente tenha dito "dois dias não dá para ver nada, o melhor é simplesmente respirar o ambiente", enviou-nos hoje um email repleto de dicas. Como a Rita é tão divertida a escrever como em pessoa, não resisto a publicar aqui este mini-guia (com ligeiras alterações de formatação):
Aqui vão algumas sugestõezinhas só para aguçar o dente. A oferta cultureta urbanita não é lá grande coisa para este fds. Dommage!! Amanhã vou ver se vos consigo arranjar o "Que Fem?" que é talvez a melhor forma de saber o que é que se coze na cidade. No entanto, vou deixar-vos umas dicas sobre os bairros mais carismáticos:
CENTRO HISTÓRICO (o casc antic, d'acord?):
Bairro do Raval (descendo as Ramblas do lado direito): é o talvez o bairro mais moderno-cool do momento.Vale a pena perder-se e dar uma vista de olhos ao MACBA - Museu de Arte Contemporânea - que é um petit elefante branco mas com volumetrias mais sugestivas e as expo itinerantes costumam ser muito boas.
Na mesma praça está o Convent dels Angels onde normalmente fazem exposições de design interessantes, mais não seja porque como não se paga, não se perde nada.
De aqui podem ir também à Rambla do Raval, uma rambla recém-estreada (2/3 anos) e que mudou radicalmente a vida do bairro que se abriu à cidade; antes, há uns 5 anos atrás, o Raval ou Barrio Chino era impenetrável.
Se estiverem com fome e o estômago reclamar umas tapinhas óptimas, dirijam-se ao Mercado da Boqueria, que está mais ou menos a meio das Ramblas, descendo do lado dto., perto da ópera (Liceu). O bar que vos digo está mesmo perto da entrada principal do lado esquerdo. Não recordo como se chama.
Do outro lado das Ramblas, na rua Cardenal Casañas (como quem vai das ramblas, em frente ao Liceu, em direcção à praça do Pi) há uma taverna basca que se chama Irati que tem uns "pinchos" (tapas bascas tipo espetada) óptimos. O problema é que têm que comer de pé.
A partir de aqui já estão a entrar no BAIRRO GÓTICO onde podem visitar a Catedral e arredores, tomar um café na esplanada do hotel da Praça S. Neri e dar um salto à Praça St Jaume (onde co-habitam o Generalitat e o Ajuntament).
A CIUTAT VELLA é o bairro que fica para baixo da Calle Ferran, onde podem visitar a calle Avignó (compras), Praça Georges Orwell, mais conhecida por Praça del trippie, vá-se lá saber porquê) e seguindo pela C/ Escudellers regressam às Ramblas. A Praça Real está mesmo ao lado.
Seguindo pelas Ramblas em direcção ao mar vão encontrar o Cristovão ... Colombo. À direita está o Museu del Mar onde pelos vistos há um bar tipo chill-out enorme e muita giro (eu ainda não fui) onde podem descansar os corpinhos.
Se optarem pela direcção contrária, Passeig Colom, vão dar ao final da Via Layetana. Se forem em frente vão dar ao Born, se optarem pela direita (na direcção da estátua que o Miró fez para a Olimpíadas) vão dar à Barceloneta (antigo bairro dos pescadores, em plena recuperação)
O Born já foi um bairro giríssimo mas está a perder o carisma porque se tornou um bairro demasiado cool. Mas vale a pena a visitar:
- Igreja Santa Maria del Mar: na praça que dá para a porta principal há um bar cujo nome não recordo agora, mas é tipo uma "bodega" fina de 2 andares e com mesas cá fora. É ideal para tomar um vinho e saborear uns queijos, tacos (nacos) de salmão e olives (azeitunas).
- O museu Picasso: Se gostam de anchovas, na Rua do Museu há um sitio que se chama Xampanyet que tem as melhores anchovas da cidade, mas acho que só está aberto ao meio-dia e ao final da tarde. Aos domingos não sei se abrem. Quase em frente, está a casa do Pais Vasco onde podem comer uns "pinchos" óptimos e aqui sim podem-se sentar.
- Praça del Mercat del Born: que vai ser reformado para alojar uma biblioteca flutuante (descobriram umas ruínas romanas)
- Parc de la Ciutadella: parque da cidade. Não é nada de especial mas podem-se espreguiçar à vontade na relva.
A Barceloneta está do lado esquerdo de quem desce pelo passeio Joan de Borbó. Como bairro não tem nada de especial e a praia que está do outro lado é uma praia de cidade. O passeio marítimo é agradável e leva-vos à cidade Olímpica que para além do Hotel Arts, é uma zona bastante bimba. Fuge, fuge!!
Mais sugestões:
- A Praça Catalunya e o magnífico Passeig da Gràcia (onde estão a Casa Batllò e a Pedrera, ambas obras do Gaudi)
- A não perder também a Casa Vinçon logo a seguir à Pedrera; é uma loja muito curiosa e o andar de cima, q é a secção de móveis, é digno de uma visita).
- O Passeig da Gràcia continua pela rua Gran de Gràcia que vos abre as portas ao bairro da Gràcia, do lado direito, o feudo burguês de Barcelona. É um bairro que tem imensas pracinhas (recomendo a de Rius y Taulet, Virreina y a mítica del Sol) mas afasta-vos muito do centro. Talvez para a próxima.
- A Sagrada família está mesmo aqui ao lado de casa. Eu pessoalmente não sou fã, mas deve visitar-se.
Uma opção se tiverem mesmo com vontade de ter uma visão global da cidade é apanhar o autocarro turístico (acho que se pode apanhar na praça da catalunya e em vários outros pontos, o melhor é perguntarem no hotel). Parece foleiro mas não é. Eu já fiz o percurso com os meus pais, e com excepção do Camp Nou, gostei bastante. É muito cansativo tb.
Vou-vos deixar mais algumas sugestões para "cumer e buber":
- Sikkim: Plaza Comercial,1 (Born). 93 268 43 13. Oriental-mediterrânea.
- L'Oucomballa: Banys Vells, 20 (Born). 93 310 53 78. Inspiração grega/marroquina.
- Ra: Praça por detrás da Boqueria. Cozinha internacional
- Lupino: ao lado do Ra. Hiper-mega-hype
- Andaira (restaurante do Karl): é óptimo. Cozinha de autor - www.andaira.com - Fica na Calle Vilajoyosa 52, na Barceloneta, na marginal (peatonal) em frente à praia.
- Fortuny: Calle Pintor Fortuny 31, Zona MACBA. Come-se bastante bem (cozinha mediterrânea) e não é caro.
- Verónica: Pizzaria. Ideal para o dia depois. Praça George Orwell, mais conhecida como Praça del Trippie (Bairro Gótico)
- Perto do Verónica, na Calle Avinyó há um restaurante modernista (não me lembro o nome, Gran Café ou algo parecido) onde tb se come muito bem.
- Les quinze nits: Praça Real. Cozinha mediterrânea, relação qualidade-preço muito equilibrada.
Estes 2 sites também têm info sobre a movida em Barna: www.lecool.com e www.salirenbarcelona.com.
Mais restaurantes: (que recuperei de outro mail)
Catalan Food:
- Café de L'Academia (not open on weekends). Must book: 93 315 00 26. Address: C/ Lledó, 1 (At plaza Sant Just, quite near Plaza Sant Jaume).
- Cal Boter: in the neighbourhood of Gracia. Must book: 93 458 84 62. Address: C/ Tordera, 6 (Corner with Bailén)
- Els Quatre Gats: typical old Catalan restaurant, where artists and philosophers used to meet. Must book:93 302 41 40. Address: Montsió, 3 bis (quite near Plaça Catalunya).
- La Fonda (C/ Escudellers, 10) and Les Quinze Nits (Plaça Reial, 6): Catalan food, quality/price very good. Must queue so it's important to arrive early.
Tapas:
- Cal Pep: Worth trying. Maybe the best tapas bar in Barcelona. Must book: 93 310 79 61/ 93 319 61 83. Pl. de les Olles, 8 (Between Plaça Sta. Mº del Mar and Avda. Marqués de Argentera).
- Jaica: very good tapas on La Barceloneta. C/ de Ginebra.
- Irati: tapas from the Basque Country. Very good. They have also restaurant. Cardenal Casañas, 17( Between La Rambla and Plaza Sant Josep Oriol) (93 302 30 84).
Fish and seafood:
- Can Costa: Paseo Joan de Borbó, 70 (93 221 42 62). It's advisable to book.
- Barceloneta: Escar, 22 (Moll dels Pescadors) (93 221 21 11). It's advisable to book.
- Cal Pintxo: Baluard, 124
Posh and classic restaurant:
- Bota Fumeiro: C/ Mayor de Gracia, 81 (93 218 42 30/ 93 217 96 42)
Bon apetit!!
Obrigado!
very cool
Posted by: roberto | 2005.11.21 at 18:45
Uma grande dica...eheheh...bom trabalho.continuem.
Posted by: Guerreiro | 2009.08.09 at 23:28